
Podem acreditar...
PRIORIDADES
Ainda sem valores indicados, a Bancada Gaúcha no Congresso, três senadores e 31 deputados federais, define as 17 propostas que receberão recursos no Orçamento da União em 2024. Os valores serão apontados após a aprovação do orçamento.
COFRE
Em 2023 cada parlamentar teve disponíveis recursos na ordem de R$ 32 milhões para aplicação em diversas áreas nas chamadas emendas individuais. Para 2024, indicativo de R$ 37 milhões. Pelas regras fixadas, obrigatoriamente 50% do total deve ser encaminhado para o setor saúde.
INDICATIVOS
Dos 17 itens, oito são abrangentes. Para enchentes (recursos em assistência social para municípios atingidos), saúde (custeio para hospitais), educação (equipamentos para escolas estaduais), segurança pública (equipamentos e viaturas para Brigada Militar e Polícia Civil).
INDICATIVOS II
Também figuram custeio para Apaes, agricultura (máquinas via Ministério da Agricultura), institutos federais (equipamentos e custeio) e cultura com equipamentos para projetos de municípios.
FORÇA
Entre os itens 9 e 17 estão as propostas que receberão recursos específicos. Abrangem as áreas da saúde, transporte, cultura e educação. E, pasmem, nenhum relacionado com a Zona Sul e, pasmem novamente, nenhum relacionado com a Metade Sul. Todos de Porto Alegre para cima.
INVEJA
Será que voltamos a nos acomodar diante dessa triste realidade? Acabaram as mobilizações como a que ocorreu na busca de recursos para a duplicação da BR-116? Será que a saúde não merece atenções especiais.
REALIDADE
Questionamentos sobre a representatividade parlamentar. Zona Sul e metade sul têm eleitos os deputados federais Afonso Hamm (PP), em quinto mandato; Daniel Trzeciak (PSDB), em segundo mandato e Alexandre Lindenmeyer (PT) em primeiro mandato. São três contra 28. Os três senadores representam o Estado.
AVENTAL
Será em Pelotas, no templo da Loja Maçônica Antunes Ribas, dia 11, a partir das 18h, o Encontro das Lojas Tiradentes, com organização da Loja Tiradentes II nº 71, sediada em Capão do Leão, vinculada à Grande Loja do Rio Grande do Sul. Denominações homenageiam ao maçom Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
AVENTAL II
Estão com participações confirmadas, além da loja anfitriã, as lojas Tiradentes nº 469, vinculada ao Grande Oriente do Rio Grande do Sul, de Porto Alegre; Joaquim José da Silva Xavier, sediada em Montevidéu, jurisdicionada a Grande Loja do Uruguay e Tiradentes VI nº 1.553, do Grande Oriente do Brasil.
UTI
Final de semana de aparente tranquilidade no quesito situação dos hospitais filantrópicos em Pelotas. Semana iniciará pela espera por audiência, em Brasília, com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ou no dia 8 ou no dia 9.
ENTENDA
Orador da 49ª Feira do Livro de Pelotas, escritor Manoel Soares Magalhães (foto) fará o relançamento de duas obras neste sábado, às 18h, na Tenda Cultural. São dois romances, intitulados O Abismo na Gaveta, inspirado na vida do poeta Lobo da Costa, e Senhora do Amor, sobre a passagem por Pelotas do pintor italiano Aldo Locatelli. Também tem incursão no cinema, como roteirista no filme A Última Morada de João Simões Lopes Neto.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário